Logo do município


Muitas histórias, livros e espetáculos marcaram primeiro dia da Feira do Livro Intermunicipal
10/10/2018 12:21
O primeiro dia da Feira Intermunicipal, 09 de outubro, foi marcado por muitas emoções no Salão Comunitário de Gentil.
A manhã iniciou com a presença da autora de livros infantis Eleonora Medeiros contando a história da Luzia a Gatinha Pretinha. A escritora gaúcha prendeu a atenção das crianças com suas histórias recheada de surpresas e músicas que fizeram as crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais de escolas dos municípios de Gentil, Santo Antônio do Palma, Mato Castelhano e Marau. A tarde foi a vez dos alunos da Educação Infantil.
A noite foi realizada a abertura oficial com pronunciamento das autoridades e o espetáculo A Colha de Retalhos de Histórias.
“A Feira do Livro de Santo Antônio do Palma propõe o congraçamento e o incentivo a prática da leitura, seja ela gráfica, digital ou qualquer outra forma que ela possa ampliar e contribuir com o conhecimento e desenvolvimento da sua comunidade. O Sesc também compartilha desta idéia de unir forças, pois atingindo nosso maior propósito que é promover bem-estar onde estamos inseridos. Queremos agradecer a oportunidade em podermos estar presentes em mais esta ação e parabenizamos pela iniciativa dos dois municípios”, destacou o agente de Cultura e Lazer do Sesc Passo Fundo, Alcídio Schoreder Filho.
Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura de Gentil, Luciana Pressi Silvestri, “entre as razões para realizar o evento desta natureza é para exaltar a importância da leitura como instrumento que ajuda a impulsionar o exercício da cidadania. A Feira não apenas irradia a leitura, como também é um espaço de lazer e convivência, espaço que valoriza a leitura e promove o encontro do leitor com o escritor. O tema “A perfeita conexão com o conhecimento”, permite que se faça uma reflexão sobre a importância da leitura principalmente nos dia atuais, portanto, independentemente de idade, a presença de alunos, escolas e comunidade é de suma importância, e é fundamental que desde cedo crianças e jovens tenham interesse em ler é através de eventos como este que eles podem se motivar para o ato de ler. A leitura é determinante para determinar a maneira como se percebe o mundo”.
O prefeito de Santo Antônio do Palma, Lauro Gatto (PDT), destacou as semelhanças que unem os dois municípios. “Existem muitas coisas que nos unem além dos eventos e ações desenvolvidas em conjunto, como a data de emancipação, o nome da avenida principal e até mesmo o padroeiro nos coloca irmanados. E a partir da minha administração e do prefeito Alcenir nos juntamos para algumas atividades em conjunto. A Feira do Livro evidencia a riqueza do nosso povo e cada vez mais dando espaço para que os jovens oportunizando a construção do conhecimento, o senso crítico e atitude pró-ativa em comunidade. Espero que essa Feira siga também nas próximas administrações, pois podemos trabalhar ainda muitas coisas juntos”.
O prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago (PDT), enalteceu que a união possibilita o contato do leitor com o escritor. “Mesmo com as dificuldades locais e regionais não impediram a realização deste momento importante que é a Feira do Livro. Dois municípios pequenos e próximos onde conjuntamente decidimos realizaremos este evento anualmente, um ano em cada município e onde através da economia de ambos possibilite que nossos alunos tenham acesso e contato com os escritores. Fico feliz, pois pela manhã foi possível perceber a importância do contato dos alunos com os autores despertando para a importância da leitura, e esse é o nosso desafio, onde a principal função do gestor público é proporcionar uma educação de qualidade para poder compreender a situação política, econômica e social na qual se insere e apontar soluções inteligentes. É imprescindível que esse processo continue nos próximos anos. Isso somente acontece porque muitas pessoas se envolveram, pois o prefeito não faz nada sozinho. Esperamos que todos possam aproveitar da melhor maneira possível”.
Na oportunidade houve ainda um debate com a presença dos dois autores presentes nesta edição da Feira, Eleonora Medeiros e Felipe Castilho, mediados pela professora Keli Botezini com o tema: A leitura e o livro na era digital: como incentivar a nova geração de leitores.
“Os nossos filhos nos vêem lendo?” – indagou Eleonora. “Não há como cobrar das crianças e dos jovens que eles leiam se nós ficamos o tempo todo no celular. É importante que eles possam nos ver como exemplos, tudo o que fizermos, eles de alguma maneira irão retratar. É importante que desde pequenos criemos o hábito de contar-lhes histórias, não apenas dar um livro exigir que leiam”.
“Claro que as novas formas de ler estão aí, como os livros em formato pdf e o kindle, embora sejamos ainda resistentes e nossa geração ainda goste do cheiro do livro. Creio que não haverá substituição, apenas a soma de novas formas de ler, e concordo com a Eleonora, a função de aproximar os filhos da leitura é dos pais”, complementa Felipe Castilho.
Para finalizar a noite foi apresentado o espetáculo A colha de retalhos de histórias, encenada pelos alunos da Oficina de Teatro de Santo Antônio do Palma com a participação das Oficinas de Gaita, Violão, Coral e Dança dos dois municípios.
A Feira do Livro conta ainda com o apoio das seguintes empresas: Sicredi, Paraíso Turismo, Cia da Casa, BR Transportes e Paróquia Santo Antônio.

Texto e fotos: Janine de Oliveira
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET