Logo do município


Palestra de prevenção ao suicídio reuniu grande público
02/10/2017 11:20
A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Administração Municipal promoveu o dia alusivo a Campanha Setembro Amarelo Diga não ao Suicídio, Diga sim a vida, com uma palestra na quinta-feira, 28 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, com início a partir das 13h30.
A palestra com psicólogo do Hospital da Cidade de Passo Fundo, Tiago Muza Rosa, superou as expectativas de público presente. “Um ponto importante foi a grande participação da comunidade, significa que estamos mobilizados para valorizar a vida e auxiliar a quem necessita, mesmo sendo um assunto delicado e com diversos tabus, as pessoas buscam por orientações e tem interesse por saber mais sobre algo que pode ser prevenido e buscar caminhos para ajudar a quem precisa”, destaca a secretária de Saúde Joice Gasparin.
“Falar é a melhor solução quando enxergamos pelos olhos de quem pensa em suicídio. Em comum, essas pessoas sofrem uma grande dor e não veem saída para ela, chegando a pensar no suicídio como uma forma de matá-la. Em geral, quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas fazer aquela dor sair, mas não sabe como”, aponta o palestrante.
“Se há uma desconfiança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que está sofrendo. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. Procurar saber como a pessoa está o que tem feito ultimamente, como está se sentindo. O foco da conversa deve ser o outro, portanto, não é recomendável: falar muito sobre si mesmo, oferecer soluções simples para os problemas que a pessoa relatar e desmerecer o que ela sente”, aconselha Rosa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil e, para cada caso, são pelo menos outras 20 tentativas. O número, além de mostrar um crescimento em comparação aos últimos anos, deixa o país na oitava posição mundial do ranking que mede a quantidade de pessoas que decidem tirar a própria vida.
De acordo com dados do Mapa da Violência, são os idosos os que mais cometem suicídio no país. São oito casos para cada 100 mil habitantes e 70% das mortes ocorrem devido à depressão. As taxas crescem também entre jovens e o mesmo levantamento explica que o suicídio já mata mais do que acidentes de trânsito (24,5%) e homicídios (2,1%).

Canais de ajuda ao paciente

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Mais informações no www.cvv.org.br.
Nas Unidades Básicas de Gentil, na sede e no distrito de Campo do Meio, está disponível atendimento com médico clínico geral e com psicóloga, basta solicitar o encaminhamento que é feito atendimento multidisciplinar, para cada caso, com sigilo.
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET