Logo do município
Cras inicia atividades com palestra show
Cras inicia atividades com palestra show
A Secretaria de Assistência Social e Habitação promoveu na última quarta-feira, 03 de abril, evento de abertura oficial das atividades dos grupos atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social com palestra show do psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor, Jorge Trevisol. “O trabalho desenvolvido pelo Cras é de suma importância para o município, pensando nas necessidades da nossa população com o atendimento aos diversos grupos e atividades como cursos, palestras e atendimentos, além da atenção com o grupo da Terceira Idade. Esse evento é a marca de novas oportunidades que serão ofertadas este ano, pois o Cras desde o início do ano esteve trabalhando em vários projetos”, comentou o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), na abertura do encontro. “Atualmente atendemos três grupos, sendo o Programa de Atenção integral a família, denominados Fortalecer, Inovar e Renascer, onde são atendidas em torno de 75 mulheres, com atividades de artesanato, ministradas por uma artesã qualificada. Os encontros acontecem quinzenalmente à tarde, com o objetivo de fortalecer vínculos, acolhimento e um bom acompanhamento. Somos responsáveis ainda pelo atendimento do Grupo da Terceira Idade Cultivando, onde atendemos em torno de 40 idosos, com encontros semanais. E oferecemos os Projetos Dança Criança, e o Mulheres em Ação que ocorre na sede e nas comunidades e iremos iniciar com o Projeto Pequenos Vigilantes, voltado para as crianças”, comenta a secretária Rejane Borça de Oliveira.
Saúde intensifica ações de controle ao Aedes Aegypti
Saúde intensifica ações de controle ao Aedes Aegypti
A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde preocupada com o aumento de casos de dengue no Estado e com casos suspeitos no município. Diante disso, várias ações de prevenção estão sendo realizadas. Na ExpoGentil foram realizadas orientações em todos os estandes e verificado possíveis situações de risco. O secretário de Saúde, Diego Fabris, reforça a importância das atividades desenvolvidas pela equipe da Vigilância, Agentes de Saúde juntamente com as escolas. “A responsável pela Vigilância em Saúde, enfermeira Marisa Pacheco, participou de alguns treinamentos sobre Borrifação Residual Intradomiciliar, que consiste na aplicação de inseticida, no interior de imóveis, nos locais de maior permanência de pessoas durante o dia auxiliando na eliminação do mosquito adulto”. “A borrifação é feita em pontos estratégicos onde é verificada a ocorrência de algum foco ou quando alguém resulta positivo para a doença. "Esse produto não é utilizado indiscriminadamente. A aplicação dele, também conhecida como inseticida perifocal de Ultra Baixo Volume é utilizado para matar mosquitos na fase adulta. Porém, as medidas preventivas são as principais estratégias de combate ao mosquito”, destaca Marisa. Confira algumas medidas para manter os locais sem focos criadores de mosquito: - Manter as garrafas vazias e baldes virados para baixo; - Não deixar entulho no quintal ou nas ruas; - Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas; - Eliminar pratos que acumulam água nos vasos de plantas - Manter a lata de lixo devidamente tampada; - Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva; - Limpar os ralos; - Lavar semanalmente bebedouros de cães, gatos e outros animais; - Manter lonas bem esticadas evitando acúmulo de água;
Prefeito Alcenir esteve em Brasília em busca de recursos
Prefeito Alcenir esteve em Brasília em busca de recursos
O prefeito Alcenir Dalmago (PDT) esteve na última semana em Brasília, juntamente com uma comitiva de prefeitos e autoridades dos municípios que compõe a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla). “O objetivo foi buscar a liberação de recursos e protocolar novos projetos de interesse do município, como demandas de infraestrutura, impulsionar o turismo com as rotas regionais e aproveitamos para junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário a liberação de recursos para a 6ª Expo Gentil”, resumiu o prefeito. Em audiência no Ministério do Turismo foram solicitados recursos para a implantação da Rota das Águas, das Tropas e da Erva-mate e também para a Rota das Cascatas, esta última é um projeto regional de turismo coordenado pela Ampla. Alcenir também esteve no Ministério da Educação para apresentar demandas em relação à ampliação da Escola Municipal Primavera e aquisição de veículos para o transporte escolar e mobiliário para as escolas. Participou ainda na sede da Confederação Nacional dos Municípios de uma reunião técnica para discutir as mudanças na legislação que afetam diretamente as administrações municipais, principalmente relacionadas a recursos e convênios das áreas da saúde e da educação. No Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, foram apresentadas demandas referentes à Defesa Civil. No Ministério de Agricultura foram tratados sobre projetos relacionados a aquisição de maquinário e projetos de incentivo ao setor primário, bem como, questões relacionadas a demarcação de terras indígenas no Estado. O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para visitar os gabinetes de parlamentares para reforçar pedidos, principalmente relacionados a recursos para a pavimentação da ERS 458, trecho entre Gentil e a BR 285, “essa é uma bandeira importante da Administração Municipal, sabemos que é um projeto audacioso e que precisará de muito esforço de todas as lideranças para conseguirmos asfaltar essa importante via que significa progresso para o nosso município, também para a região servindo de rota alternativa para a capital do Estado. E estaremos buscando insistentemente por recursos para viabilizar essa obra”. Em síntese, “a viagem juntamente com as autoridades da Ampla foi importante no sentido de que através da Associação diversos municípios buscaram recursos para viabilizar seus projetos, e também para reforçar contatos para oportunizar que as demandas de Gentil sejam atendidas, principalmente ao que se refere a emendas parlamentares para atender as necessidades da nossa população”, finaliza Alcenir.
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET